sábado, 16 de janeiro de 2010

Dicas para ter um blog de sucesso - II


Algumas dicas que realmente são reais e funcionam que vi no blog Fique Rico.Nãosão dicas para qual conteudo você deve mudar como muitos pensam e seim de como otimizar o conteudo que você ja tem.

"Não apresentar o contador de RSS Feeds
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Já aqui falei inúmeras vezes que o contador de RSS Feeds pode ser extremamente desvantajoso para o seu blog, e já houve inclusivé colegas a comentar aqui no blog que a estratégia de não o apresentar resulta verdadeiramente.

Eu próprio fiz esse teste e em 5 meses os feeds cresceram 400% e hoje com um número já aceitável, continuo a não apresentar o contador.
Embora você ache um feito incrível ter 50 ou 100 subscritores no seu RSS Feed, muitos leitores novos vão considerar isso um mau índicio relativamente ao blog. Se por um lado ter milhares de assinantes estimula os novos leitores a subscreverem, a verdade é que ter um contador com um número reduzido irá condicionar a acção dos seus leitores, que provavelmente irão recuar na hora de subscrever o blog.
Se não tiver um contador o leitor nunca saberá se muitos leitores subcrevem o blog ou não, e então ficam bastante mais abertos à subscrição.


Preparar conteúdos para abrir as portas
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Outro erro frequentemente cometido por muitos bloggers, é abrirem os seus novos projectos sem conteúdo. Prepare entre 10 a 30 novos conteúdos (quantos mais melhor) e publique-os faseadamente antes de abrir o seu blog. Aproveite para ir indexando o blog no Google e nos motores de busca, e trabalhando um pouco o SEO do blog.
Uma estratégia que funciona igualmente bem, é esconder a data em que os artigos foram publicados, para não condicionar a leitura do utilizador. Dessa forma você pode inclusivamente introduzir 20 novos artigos num único dia, que ninguém vai reparar.
Aproveite para colocar alguns widgets de artigos mais populares e recentes, que geralmente confere mais credibilidade ao projecto.
Cuidado com as datas
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Se você utilizar um widget ou página para os arquivos, tenha cuidado ao listar os seus artigos mensalmente ou semanalmente, porque isso vai indicar claramente ao leitor que o seu blog é extremamente recente ainda. Aproveite para abolir toda e qualquer data do seu novo blog. Faça-o parece intemporal e estabelecido há muito tempo.
Uma alternativa aos arquivos, são as categorias. Nelas você poderá sectorizar tipos de artigos, evitando a utilização de datas.
Outra gafe que não deverá cometer, é utilizar permalinks com data. Se utilizar apenas o ano da publicação não tem mal.
A falsa actividade
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Algo que ajuda muito a estabelecer um blog rapidamente, é a actividade que este tem ao nível de comentários. Há quem faça do número de comentários um factor de medição da popularidade e actividade de um blog, pelo que ter 30 novos conteúdos sem comentários não irá abonar muito a favor do seu blog.
Portanto, você passa a ter na mão duas opções: Ou convoca a sua família e amigos para participar na primeira fase de estabelecimento do blog, ajudando e comentando, ou você remove o contador de comentários ou simplesmente desliga-os.
Por vezes não ter, pode ser a solução, embora eu ache bastante mais promissora a primeira hipotesse, em que a sua família e amigos o ajudam a gerar actividade, para que depois você passe a receber novos visitantes interessados em comentar também.
Invista em si próprio
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Frequentemente tenho falado com bloggers e webmasters que trabalham nestas lides dos blogs e websites, e o que é mais comum no meio, é não existir investimento. Fico incrédulo!!
A primeira coisa que fiz quando comecei este blog, foi adquirir algumas reviews em outros blogs dentro e fora do nicho de mercado, comprar alguma publicidade em blogs e websites e acima de tudo investir! Eu geralmente invisto sempre o máximo que posso, para acelerar o crescimento dos projectos.
Fico incrédulo como muitos bloggers e webmasters não têm a visão necessária para investir 30€ na review ou 20€ num banner publicitário. Como é que estes supostos empreendedores querem virar casos de sucesso sem investir?
O investimento é algo que geralmente é visto como dinheiro ao lixo. Quem é verdadeiramente empreendedor e conhece as suas capacidades, investe em si próprio. Se o seu objectivo é dedicar parte da sua vida a escrever no seu novo blog e torná-lo famoso na blogosfera, porque não investir nele?
Só com investimento é possível começar a atrair mais leitores, mais subscritores, mais tráfego e mais links.

Cuidado com a publicidade
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Outro erro comum dos bloggers novatos, é iniciarem o seu blog carregado de publicidade, banners, programas de afiliação e tudo mais que puderem lá meter. Evite todas essas possibilidades, pelo menos durante o primeiro e segundo mês de existência.
Foque-se na criação de conteúdo de qualidade, atraia uma boa base de subscritores e leitores fieis ao seu novo blog, assegure algumas centenas de visitas diárias dos motores de busca, e só depois de ter atingido esses objectivos, é que se deverá comprometer em colocar publicidade no seu blog.
A colocar, eu sugeria que fosse progressivamente. Coloque 1 ou 2 blocos de anúncios Adsense. Sugeria um bloco de links no header, perto do menu de navegação, e também um arranha-céus na lateral do blog. Com o tempo e à medida que se for estabelecendo, coloque depois 1 bloco de anúncios dentro dos seus textos, e 1 ou 2 banners a programas de afiliados.
Originalidade diversa
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Geralmente quando um leitor se fideliza a um blog, é porque ele encontra nesse espaço conteúdo e ideias que possivelmente não encontra em mais algum, ou pelo menos escritas dessa forma. Isso chama-se autenticidade. Quanto mais único e original for o seu conteúdo, mais leitores se irão interessar por lê-lo.
Se você pretende criar um blog sobre tecnologia ou num nicho de mercado com muita notícia, evite copiar essas mesmas notícias de outros locais. Além de ser duplicação de conteúdo, você não estará a ser original e isso irá prejudicá-lo a longo prazo. Procure resumir e redigir essas mesmas notícias com palavras e ortografia suas.
A originalidade não fica por aqui. Um template original irá ajudá-lo também a estabelecer-se como um blog único e diferente dos demais presentes na blogosfera. Existem diversas empresas que prestam serviços de Wordpress Design por exemplo, e que poderão ajudá-lo a criar um template único e à medida das suas necessidades.
Interactividade visual
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Um blog vale não só pelos seus artigos, mas também pelo seu conteúdo visual. Se um artigo de 1000 palavras pode tornar-se extremamente aborrecido, se contiver 1 ou 2 imagens, o cenário já muda de figura.
As imagens, tal como os videos, ajudam a complementar e harmonizar os seus conteúdos de texto, ao mesmo tempo que confere uma maior riqueza global ao blog.
Para imagens utilizo o Flickr, um serviço gratuito do Yahoo e para videos geralmente faço pesquisas no Youtube ou MetaCafé.
Complementar artigos com elementos visuais é extremamente importante, porque além de tornar a leitura mais suave, faz com que o leitor se sinta mais à vontade perante o blog.
Outros Erros Comuns
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Existem ainda outros erros comuns que inclusivamente já falei aqui no blog nos últimos dias: domínios gratuitos, alojamento grátis e de fraca qualidade, templates muito utilizados, etc., são tudo factores que não o ajudam a construir uma credibilidade sólida na internet.
Se você pretende ser um empreendedor online, você terá obrigatoriamente de pensar como um empreendedor. E geralmente o nome diz tudo: empreender. Empreender é criar, investir, apostar, arriscar e confiar nas suas próprias capacidades, portanto, se você pretende ser alguém na blogosfera ou na internet, e não pretende arriscar os 50$ ou 100$ que tem na carteira, então o melhor mesmo é nem construir um blog, porque estará condenado ao insucesso."

3 comentários:

Henrique Alvez disse...

uau! dicas valiosíssimas, muuuitos desses erros estou cometendo com o meu atual blog
XDDD
mas acho que sou original o bastante para ter alguns ávidos leitores posteriormente
XDD
obrigado pelo artigo
t+

Lucas disse...

hehe... mas e bom sempre seguir essas regras , não a risca e claro mais pelo menos uma parte.Ajuda bastante

Adminstrador disse...

puto

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