quarta-feira, 3 de março de 2010

Wufoo-Formulario de contato grátis

Deixar que seu visitante faça contato com você para tirar dúvidas,pedir conselhos ou ate parceria além de ajudar você a conhecer mais quem visita seu blog acaba gerando um tipo de divulgação muito eficaz a chamada "Boca a Boca" onde seu visitante fica satisfeito com seu "atendimento" e recomenda o blog para os amigos.

Uma otima forma de fazer isso e com um formulario de contato.No caso vou apresentar a vocês o Wufoo .Um otimo sistema de formularios e totalmente grátis.

Com Wuffo você pode personalizar Tamanho,cor,Campos a serem preenchidos e até adicionar seu logotipo no topo.Para riar um formulario e fácil basta seguir o tutorial abaixo. Que foi feito pelo Anderson do Gerenciando Blog




1. Acesse http://wufoo.com/signup/ e clique em “Sign Up” na modalidade “GRATIS”.

2. Preencha as informações solicitadas e clique em “Create Account”.

3. Você será automaticamente levado para o “Form Manager”, que é a área onde você gerenciará seus forms. Como você ainda não possui nenhum,deve clicar na opção “New Form” ou “Let’s go make one!” para criar o seu primeiro.

4. Você será levado para a edição do seu form. Agora, você tem duas opções: você pode arrastar os campos da esquerda para a área da direita e criar seu próprio form, ou pode clicar em “Wufoo Form Gallery” (em destaque na imagem abaixo). Esta última opção é a mais simples, pois você já partirá de um modelo pronto. Vou usar esta opção neste tutorial.

5. Na próxima tela, a “The Wufoo Form Gallery”, escolha a opção “3 – Contact Form”. Clique no botão “Customize” para personalizar seu form de contato.

6. Você voltará para a tela do item 4. A diferença é que agora você já terá seu form de contato na área à direita.

7. Agora, você tem a oportunidade de personalizar o seu form. Algumas opções:

- Na aba “Add a Field”, você pode adicionar novos fields que serão preenchidos pelo seu visitante. Por exemplo: você pode colocar uma caixa “Web Site”, para que ele digite o endereço de seu site. Você pode colocar uma caixa “Multiple Choice” para que ele indique o tipo de contato (“Parceria”, “Dúvida”, “Sugestão” etc.).

- Na aba “Field Settings”, você deve selecionar os campos à direita e definir suas propriedades. Por exemplo: em “Field Label”, você altera o texto acima do campo, traduzindo-o para o português. Em “Instructions for User”, você coloca uma mensagem que aparecerá quando o visitante parar o mouse sobre o campo.

- Na aba “Form Settings”, você define as opções do seu form. Aqui, você deve definir o “Form Name”, que é a mensagem que aparecerá no cabeçalho do seu form. Deve também alterar o “Language”, para que as mensagens do sistema sejam exibidas em português. Em “Confirmation Message”, você deve escrever a resposta que será exibida quando seu visitante enviar a mensagem. Você pode marcar a opção “Send Confirmation Email to User”, para que ele receba uma cópia do e-mail enviado.

8. Quando tiver acabado, clique em “Save Form”. Você verá uma caixa com 3 opções: continuar editando seu form, definir notificações de e-mail ou voltar ao gerenciando de forms. Clique na segunda opção para definir como você receberá as mensagens.

9. Você tem 3 opções para ser notificado quando uma nova mensagem for recebida: por e-mail, por SMS (que não funciona no Brasil) ou por RSS. Particularmente, deixo configurado para receber as notificações por e-mail. Neste caso, basta preencher seu e-mail na primeira caixa e definir a opção “Set Reply To” como “Email” (ou o nome do campo que você escolheu no seu form). Quando terminar, clique no botão “Save Settings”.

10. Seu form de contato já está pronto! Você verá uma tela similar à seguinte:

Algumas ações possíveis nessa tela:

- Edit: Volta para a edição do seu form.

- View: Visualiza seu form, para que você confira o resultado.

- Code: Exibe o código HTML que você utilizará para disponibilizar o form em seu site. Você verá diversas opções. Eu uso o “Link to Form”, opção “Use this HTML Link in a Webpage”. Esse é o código que coloco no link de contato do meu blog.

11. Você pode ainda alterar o tema do seu form, colocando seu logotipo e as cores do seu blog. Para fazer isso, clique na caixa “Default Theme” acima dos forms e escolha “New Theme”. Você será levado para a tela de edição de tema, onde poderá customizar diversos itens.

1 comentários:

APOSTILAS SM - E-books e Cursos Digitais disse...

Amei a dica! E já estou usando.

Bjos

Postar um comentário

- Todo comentário obsceno, ilegal, ofensivo, anônimo, escrito todo em maiúscula, contendo gírias em excesso ou estritamente publicitários, serão "apagados".
- Somente inclua links no comentário se ajudar a explicar o seu comentário.
- Se precisa de ajuda, procure deixar o máximo de informação possível.
- Não peça para adicionar ao MSN.
- Spam não será tolerado.