domingo, 7 de junho de 2009

Como Ganhar A Confiança Do Seu Visitante


Como você conquista a confiança do Visitante do seu Blog, de um jeito que faça com que você se sinta bem ao mesmo tempo em que satisfaz as suas necessidades e expectativas? É questão de gritar alto ou ser encontrado nos maiores buscadores ou de quanta gente é testemunha da sua grandeza? Provavelmente, nenhum desses fatores será o suficiente, mas a resposta está bem debaixo do seu nariz, se você prestar atenção em como as pessoas do mundo físico fazem negócio e continuam fazendo da mesma maneira, mesmo sem marcar presença no mundo online.
Encontre aqui 18 sugestões estratégicas diferentes de como ganhar a confiança do visitante do seu Blog, o elemento chave necessário para vender, promover ou divulgar qualquer coisa com sucesso na internet.




Como Ganhar A Confiança Do Seu Visitante




1. DÊ



Dê Sempre Mais Do Que O Esperado


Agregue mais valor. Para alguns, isso pode significar "dar em abundância". Para outros, significa simplesmente propiciar o valor VERDADEIRO, além das expectativas "de costume". Isso pode ser feito de várias maneiras:

  • dando mais do que o cliente espera,
  • oferecendo alguns bônus a mais,
  • oferecendo suporte gratuito,
  • ampliando o serviço de muitas outras maneiras possíveis.

É a famosa filosofia do "superar-se".







Dê De Presente Algo De Muito Valor


Ofereça de graça algo tão valioso que represente bem seus produtos e desejo de satisfazer as necessidades dos seus clientes muito além de suas expectativas.







Ofereça Um Período De Teste


Ofereça a chance de testar o seu produto/serviço. Não permitir que os seus clientes em potencial vejam, ou testem diretamente o seu produto é uma indicação de que você tem algo a esconder.







Faça Com Que O Seu Cliente Se Sinta Especial


Faça algo especial pelo seu cliente. Dar um presente, algo bom sempre vale a pena. Separe um tempo para criar um texto informativo sobre algum problema ou simplesmente compartilhe algo legal que você descobriu por si só.







Anime O Seu Cliente Como A Um Cachorro


Anime o seu cliente em potencial e faça uma festa a cada vez que vocês se encontram, assim como as pessoas fazem com seus cachorros quando voltam pra casa - funciona!










2. ESCUTE



Escute De Perto


Tente escutar os objetivos verdadeiros e ocultos.

Não empurre as suas soluções para o cliente. Escute nas entrelinhas o que ele realmente está tentando obter e descubra como levá-lo ao seu objetivo.

Repita o que a pessoa está dizendo para ter certeza de entender o seu ponto de vista.

Tente escutar as mensagens que vem da emoção, não apenas do raciocínio lógico.

Fuja dos estereótipos.







Permita Que O Cliente Conte As Suas Histórias E Experiências


Clientes em potencial tem ótimas histórias e ideias para dividir. Crie maneiras de que o façam e use as suas melhores histórias para que saibam o que esperar de você.







Abra Espaço Para A Crítica


Receba bem as críticas e tente melhorar.

Abra-se para os seus clientes e permita que sugiram novas ideias para melhorar o seu produto.

Utilize um serviço de feedback integrado e contextual como o uservoice.com ou getsatisfaction.com.








Não Tente Vender, Concentre-se Em Escutar E Ajudar


As pessoas não gostam quando alguém tenta vender-lhes alguma coisa de maneira aberta, a menos que peçam. É por isso que o seu objetivo para conquistar a confiança do seu cliente deve ser primeiro ouvir e tentar entender o que é o problema. Tente ajudar de forma sincera sem a pressão de vender algo a qualquer custo.

Faça isso porque você se importa em ajudar o seu público alvo. Ao ser ajudados, eles confiarão em você e acabarão perguntando onde se compra o produto que você vende.











3. SIRVA DE MODELO



Nunca Dê Um Conselho E Faça O Contrário


Pratique o que você fala. Recomende aquilo que realmente faria.

A honestidade é sempre a melhor política.







Comece Sempre Com Intenção De Dar E Servir


Este deve ser o seu ponto de partida. Não o de vender. Ajudar é a sua primeira missão.







Lidere Dando O Exemplo


Sirva de modelo.

Aplique o seu conselho no seu próprio blog, negócio e rede de contatos. Seja coerente com o seu discurso.







Lidere Com Humildade


Seja um líder que serve aos outros, perguntando a eles: "Como posso ajudar - em vez de - Como posso ter sucesso?"

Compartilhe, dê suporte, inspire, encoraje, guie.







Conheça À Concorrência Como Aos Seus Bolsos


Os clientes adoram ter como fornecedor alguém que seja um especialista fervoroso. Alguém que conheça cada produto do mercado, suas diferenças, pontos fortes e fracos.

Os concorrentes também são um enorme recurso para inspiração. Com frequência, desenvolvem ideias legais antes de você que podem te servir de inspiração, eles também erram e isso é bom porque faz com que você aprenda com os seus erros.

Quanto mais você ignora os seus concorrentes, mais o seu cliente irá ignorar você.











4. SEJA TRANSPARENTE



Mostre COMO Você Faz O Que Faz


Tanto seus clientes como aqueles em potencial adoram ver como você realmente cria/edita/faz o produto que oferece. Isso faz com que vejam quanta paixão, habilidade e conhecimento dedica em sua atividade.







Quando Não Puder Vender O Seu Produto, Dê Uma Sugestão


Se não tiver o que o seu cliente em potencial está procurando, não o mande embora. Sugira uma solução alternativa se correr o risco de mandá-lo para o concorrente. Mostre que você se importa e tenta achar uma solução para eles que não envolve conseguir o seu dinheiro.







Publique Você Mesmo


Tenha um meio no qual pode publicar regularmente as suas fontes, os seus insights (Twitter, blog, grupo/página do Facebook, Tumblr, ClaimID, etc...)

Compartilhe de maneira gratuita ferramentas de comunicação em detrimento de informação mesquinha que só faz você aparecer bem na fita. Isso mostrará que você trilha o caminho do compartilhamento e colaboração do conhecimento para todos, para que então o seu cliente em potencial o veja como uma prova do seu engajamento na área. Mais ainda, mostra a sua boa vontade em ajudar que os demais tenham sucesso.

Compartilhe não apenas o seu fluxo de dados (resultados nas pesquisas, Digg, favoritos, links...) = informações, mas também a sua rede de contatos e fontes valiosas/confiáveis = pessoas.







Saiba Quando Sair De Cena


Se não tiver o que o cliente precisa e o concorrente sim, informe-o a respeito disso. Ele ficará agradecido e ao voltar, como já sabe que você vende alguma coisa, você terá ganho a sua confiança.





Escrito Originalmente por Robin Good e Daniele Bazzano e originalmente publicado em 1o. de junho de 2009 para o MasterNewMedia com o nome " Online Marketing: How To Win Your Customer Trust ".

A tradução para o português foi feita por Letícia Castro.

Eu vi no Li este artigo no site Master New Media
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